Desperta, desperta: a Mata do Planalto, em Belo Horizonte, pede socorro!

by

Estamos prestes a testemunhar mais um ato de total irresponsabilidade e desrespeito com a natureza. Trata-se da derrubada da Mata do Planalto, no bairro Planalto, uma das últimas reservas ambientais de Belo Horizonte, MG, com aproximadamente 300.000 metros quadrados e que é considerada o pulmão verde da região norte da capital.

A Mata do Planalto acolhe mais de 60 espécies de aves, possui árvores nativas raras como, por exemplo, o Ipê Amarelo e a Copaíba, que está ameaçada de extinção, além de abrigar uma grande variedade de répteis e anfíbios. Conta também com mais de vinte nascentes, que por sua vez originam o córrego Bacuraus, afluente do Ribeirão Isidoro, que deságua no Rio das Velhas, principal afluente do Rio São Francisco. A Mata do Planalto, em conjunto com a Lagoa do Nado e da Pampulha, é de vital importância para o equilíbrio da biodiversidade da região.

Diante de tão grande valor que essa mata representa para a sobrevivência de inúmeras espécies, não podemos nos calar frente a um iminente crime ambiental: a derrubada da mata por uma construtora paulista – Construtora Rossi – que pretende erguer no local um condomínio com dezesseis edifícios de quinze andares cada um – 780 apartamentos de luxo -, que irá gerar impactos ambientais irreversíveis que afetarão as gerações atuais e futuras.

A compactação do solo fará com que as nascentes deixem de existir. O excesso de concreto despejado na mata contribuirá para a elevação da temperatura ambiente. As enchentes nas redondezas irão aumentar drasticamente, uma vez que um lado da mata fica situado em um vale para onde, em dias de chuva, as águas das regiões mais altas escoam e logo são absorvidas pela terra. Vale lembrar também que existe uma linda lagoa no interior da mata. Ou seja, a Mata do Planalto é um verdadeiro oásis no meio da capital mineira que sofreu um rápido e desenfreado processo de urbanização.

Sendo assim, estamos mobilizados e não assistiremos de camarote a mais uma demonstração de total desrespeito à natureza, movida pela cobiça e irresponsabilidade de grupos empresariais, alimentada pela negligência das autoridades, fortalecida pela indiferença de grande parte da população e respaldada pela insensibilidade do poder judiciário, que despreza o clamor da natureza e rejeita a voz daqueles que dão a vida pela causa ambiental.

Por fim, deixamos um último apelo em nome de todas as espécies da fauna e da flora que deixarão de existir e também em nome das gerações futuras que, certamente, colherão o fruto das nossas decisões. Convocamos a toda sociedade para, juntos, nos engajarmos nesta causa digna de nossa atenção, que é a preservação da Mata do Planalto. O que está em jogo é um futuro melhor para todos. Unidos podemos virar esse jogo e, assim, iremos conquistar uma grande vitória!

Reivindicamos que o prefeito Márcio Lacerda e o COMAM não conceda licenciamento ambiental para o massacre da Mata do Planalto, que deve ser preservada na sua integralidade.

ACPAD Associação Comunitária do Planalto e Adjacências

AMACOR Associação dos Moradores e amigos do Coração Eucarístico

ANDEMAS – Associação Nacional de Defesa do Meio Ambiente Sustentável

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.”(Tiago 4:17)

Conheça mais sobre a Mata do Planalto, acesse os endereços eletrônicos abaixo e junte-se a nós:

www.matadoplanalto.blogspot.com – http://twitter.com/matadoplanalto

www.salvematadoplanalto.nafoto.net – www.google.com (digite Mata do Planalto)
Contatos: Iury Valente (31) 8797-2971 / ligerim1@yahoo.com.br – Magali (31) 9671-6406 / (31) 3495-1271 – ACPAD (31) 3055-3084 / (31) 8857-9949 – Frei Gilvander: (31) 9296 3040.

 

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Desperta, desperta: a Mata do Planalto, em Belo Horizonte, pede socorro!”

  1. A.Rocha Says:

    Louvável,
    se a humanidade está tão envolvida em tantos projetos, lutas, ONGs etc. contra as agressões a natureza,campanhas de preservações e conscientização. Como é aceitável nós, povo, dono de tudo, porque pagamos e pagamos caro por tudo neste pais, não termos o apoio desses órgãos que trabalham para nós e não vemos nenhuma atuação de nenhum “eleito” que também é humano e vive neste planeta fazer algo de concreto não permitindo mais essa agressão.

  2. A.Rocha Says:

    Não mais melodias dos pássaros,
    Não mais nascentes de cristalinas águas
    Não mais verdes e coloridos das matas e flores
    Não mais o Planalto da suave brisa
    Não mais o Planalto do saudável clima
    Não mais o Planalto do silencio
    Não mais o Planalto da familiar paz
    Perdas e drásticas mudanças!!
    Escutaremos autos decibéis de maquinas
    Revitalização do cinza do cimento
    Cinza e ferrugem do concreto e do ferro
    Sufoque- se com o pesado vácuo
    Sinta a tormenta do barulho
    Intranqüilidade
    Isso é uma guerra verde
    O resto da MATA DO PLANALTO
    Tem que vencer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: