Das organizações sem liderança

by

Artigo interessante de uma militante do movimento feminista que trata sobre a mentira que é a democracia presente em algumas organizações de militantes. Essa falsa democracia, presente em uma horizontalidade de fachada, ou seja, em organizações que afirmam não possuir líderes, na verdade serve a um duplo propósito: Enganar os ingênuos e impedir que as pessoas possam formalmente cobrar uma prestação de contas, já que os verdadeiros líderes não possuem uma posição formal.

Cliclar no link abaixo

http://wikileaksbrasil.org/?p=1627#more-1627

6 Respostas to “Das organizações sem liderança”

  1. [conjunto vazio] Says:

    É engraçado (e interessante) que uma movimentação que começou com uma chamada propositalmente anônima e com um intuito não de ser um movimento ou um evento fixo mas algo esporádico, virasse o que virou e tomasse a força que tem.
    Mais engraçado ainda é alguém achar que se deva cobrar lideranças, como se alguém devesse assumir responsabilidades, discursos, posições e óbvio qualquer eventual problema que possa acontecer.
    “Enganar os ingênuos e impedir que as pessoas possam formalmente cobrar uma prestação de contas”
    Já imaginei a cena, alguém aparece para algum dos “lideres” do partido Praia da Estação e diz: “Esse final de semana o caminhão pipa não apareceu! Como assim?” ou “Eu achei esse final de semana muito chato, tente fazer o próximo mais animado, eu não quero sair de casa a toa”… melhor “Como o Lacerda ainda está no poder? Vocês tem que fazer algo!”.

  2. fontinatti Says:

    Só não percebi onde está a graça.

  3. Pantaleão Pantoja. Says:

    Boa tarde!
    Em nome da moral, dos bons costumes, das pessoas justas e direitas, exijo que este movimento apresente seus lideres imediatamente!
    Caso não o faça serão considerados tiranos do povo belorizontino, que vocês dizem representar, mas na realidade manipulam a opinião alheia nesse movimento que é uma verdadeira casa de mãe Joana, com respeito a todas as mães e as Joanas.
    Quem vocês pensam que são ao se esconderem no anonimato e levarem a diante um movimento acéfalo, idiossincrático e hermético.
    Perdem vocês a legitimidade diante dos organismos públicos e privados que defendem uma sociedade digna e harmônica para todos.
    Tenho dito!
    Pantaleão Pantoja do Pindura Saia.

  4. fontinatti Says:

    Amiguinhos, vcs tem certeza que leram mesmo o texto? Quanto reativismo!

  5. Jaci Pires Says:

    “Apenas se nos recusamos a nos relacionar ou interagir em qualquer base poderemos nos aproximar da “ausência de estrutura” e essa não é a natureza de um grupo humano. ”

    isso era pra ser um argumento? sério? “a natureza de um grupo humano”?
    então vai lá, me conta mais sobre minha natureza.

  6. astrogildox Says:

    ah, tem um texto, este realmente bacana, sobre as verticalidades das organizações horizontais, no qual tratam do tempo dedicado de cada ativista, dos círculos concêntricos e etc.

    alguém tem ele aí pra compartilhar?

    este texto linkado no post é uma bobagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: