Anonymous BH

by

Desde sábado, dia 15/10, um grupo do movimento “Anonymous” está acampado no “hall” da Assembleia Legislativa. A manifestação foi convocada via internet já passaram por lá cerca de 400 pessoas. A atividade foi realizada ao mesmo tempo em que ocorreu a jornada mundial dos “indignados”, no sábado, com manifestações em diversas partes do mundo.

O movimento “Ocupem Wall Street” (OWS), que inspira tais manifestações, completou nesta segunda o seu primeiro mês, fortalecido pela extensão do movimento nos Estados Unidos e pela adesão às manifestações de “indignados”. Belo Horizonte foi uma das cidades que promoveu a manifestação. Os Anonymous estão dispostos a permanecerem acampados no local, sem data para sair.

No dia 17 de setembro 150 pessoas ocuparam a Praça Zucotti, no coração do bairro de Wall Street, inaugurando o movimento, que cresceu e se estendeu a cerca de outras 100 cidades americanas.

A ‘Ocupem Wall Street’, que continua se manifestando como uma organização pacífica e sem líderes, é muito ativa nas redes sociais. Denuncia os excessos do mundo financeiro e “o poder corrosivo” exercido pelos grandes bancos sobre a democracia.

No Brasil

No sábado, durante a jornada mundial dos “indignados”, milhares de pessoas se manifestaram na famosa Times Square de Nova York. Noventa e duas pessoas foram detidas, a maioria por ter se negado a deixar o local de concentração o número de pessoas presas hoje já ultrapassa 1000.

São Paulo, Curitiba e Porto Alegre também tiveram suas ruas ocupadas por apoiadores do movimento “Ocupe Wall Street”, que questionam o sistema acumulativo capitalista e também denunciam a corrupção.

Em Curitiba, dezenas de manifestantes se concentraram na escadaria do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, tomando as ruas da capital paranaense em seguida.

O protesto de apoio também foi realizado na região central de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Jovens mascarados, com caras pintadas e portando cartazes, marcharam pelas ruas e praças da capital gaúcha.

Manifestantes em São Paulo também se reuniram e distribuíram panfletos, carregando cartazes com críticas à corrupção e fazendo chamamentos a outros levantes. No vão do MASP, na Avenida Paulista, como parte do dia mundial de manifestações o poder exagerado do sistema financeiro, cerca de 30 pessoas se reuniram, muitas delas utilizando máscaras do personagem Guy Fawkes, dos quadrinhos “V de Vingança”.

Na Europa, o movimento dos “indignados” contra a crise e as finanças globais adquiriu, neste último final de semana uma dimensão planetária, levando às ruas dezenas de milhares de pessoas em manifestações que chegaram a Alemanha, Reino Unido e Holanda. Nas Américas, também houve manifestações no Canadá, México, Chile, Peru e Brasil.

Mais informações:

http://anonymousbh.tk

http://www.democraciarealb​rasil.org/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: