Bento XVI & Luther Blisset

by

Deu no Terra Magazine: Bento XVI pede para jovens não criarem perfis falsos na rede

Parece que, pelo menos em parte, o Papa concorda conosco, Luthers!

O simpático senhor de chapéu engraçado que mora no Vaticano chegou a afirmar que “o envolvimento sempre maior no mundo digital estabelece novas formas de relações interpessoais, influencia na percepção de si e impõe, inevitavelmente, a questão não somente do modo correto de agir, mas também da autenticidade do próprio ser“. Ora,  não poderíamos concordar mais!

No entanto, do lado de cá, embora concorde com as conclusões do Papa sobre as questões que a internet pode trazer, discordo que isto venha a trazer algum malefício. Acredito mesmo que devíamos todos nos arriscar “a cair em uma espécie de construção da imagem de si mesmo“, para utilizar os termos do dito octogenário vestindo uma capa.

Quantos Zé ninguém e Luther Blissett existem espalhados pelo mundo? Se nosso vizinho de casa desaparece, saberemos “tudo” pela televisão, sem nem a necessidade de olhar pela janela. A mídia de massa nos oferece a medida da nossa existência. Muitos vivem para aparecer, mas somente poucos aparecem para viver. Luther Blissett apareceu desaparecendo. Pode desaparecer uma pessoa que não existe? Principalmente se seu nome for apenas o pseudônimo do suposto ilusionista Mister M., misteriosamente desaparecido? Ser e não aparecer, e quem resolve aparecer atrás de um nome coletivo faz isso para desarrumar as regras do jogo. Se na mídia aparece o rosto de Luther Blissett, este é com certeza mais um falso, pois LB possui rostos demais para ser representado somente por um. Mas acima de tudo porque, se está presente na mídia, então desaparece como LB, isto é, prefere-se a aparência à existência.

Alguns outros links interessantes sobre toda esta coisa da identidade:

Entrevista de Wu Ming à Carta Maior: http://www.wumingfoundation.com/italiano/rassegna/cartamaior.html

Alguns textos de Ninguém (pdf): http://www.wumingfoundation.com/italiano/portugues_direto.html

8 Respostas to “Bento XVI & Luther Blisset”

  1. Tweets that mention Bento XVI & Luther Blisset « Praça Livre BH -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Helder Pereira, Antonio Luiz MCCosta and Coala Croata, Praça Livre BH. Praça Livre BH said: Bento XVI & Luther Blisset: http://wp.me/pMs1R-us […]

  2. zé ninguem Says:

    Uai, esse blog não era pra ser só sobre a praça da estação? #FAIL

  3. Luther Blissett Says:

    Não, Zé Ninguém, não era🙂
    Desde os seus primeiros posts este blog tem mantido discussões sobre a higienização do hipercentro de Belo Horizonte, sobre as arbitrariedades da Polícia Militar, sobre as Ocupações Urbanas, sobre midia livre, sobre a cidade em si… “de qualquer natureza”.
    primeira vez por aqui?

  4. Janaina Says:

    Então deveriam mudar o nome do blog.

  5. Luther Blissett Says:

    Por que Janaína?
    Dê uma derivada pelos posts antigos do blog, ou da lista de emails, ele sempre tratou de diversas questões. Imaginar que a Praça da Estação não está dentro de uma cidade, que não se relaciona às pessoas que nela transitam, é miopia.

    Esquecer as relações de força que levaram ao sitiamento da Praça da Estação e a todo o projeto de higienização da cidade é castrar qualquer possibilidade de reflexão séria sobre este processo.

    A própria escolha pelo blog aberto, permeável, anônimo, com estas identidades coletivas, formato similar ao da própria praia, sem lideranças estabelecidas, criadores, responsáveis ou delegados. Isto não devia ser debatido no blog? Por que?

    Não há nenhuma discussão em comum a vigilância do Olho Vivo espalhado pela cidade, o Estado de Controle, e a recusa a se identificar?

    Por que, assim, de repente, as pessoas deveriam parar de falar aqui das coisas que discutem na praia, na lista, na rua, na cidade e que acreditam serem relacionadas? Eu, pelo menos, sempre entendi este blog, e a lista de emails, como partes da praça que queremosi, espaços abertos, permeáveis a todos. Por que deveríamos parar de falar das coisas que sempre falamos na lista ou no blog?

  6. zé ninguem Says:

    Aff,Luther Blisset
    Menos né?

  7. Luther Blissett Says:

    bom argumento, zé.

  8. Xara Says:

    Não pode!
    Não pode fazer evento na praça!
    Não pode conversar sobre a vigilância estatal!
    Não pode falar da higienização do centro!
    Não pode reclamar do Lacerda.
    Não pode mudar de assunto!
    Não pode zuar o Octagenário de chapéu engraçado que mora no vaticano!
    hahahahahahahahahaha… essa foi demais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: