Articulação final (7/11) – Curso de manejo de SEMENTES CRIOULAS em BH – 4 e 5/12/10

by

Foto: Roger Smith sob licença Creative Commons

É com muita saúde e liberdade que escrevemos essa convocação. Ela é referente ao curso de manejo de sementes crioulas e temáticas envolvidas, que irá acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, em Belo Horizonte/MG.

Nas andanças pelo mundo se monta um quebra-cabeça;

Essa convocação se faz devido a visita de dois membros de um instituto de preservação de sementes orgânicas crioulas localizado na França (http://www.kokopelli-seed-foundation.com/), que virão para o Brasil em dezembro compartilhar os conhecimentos que têm e suas experiências de sucesso no manejo, plantio, cultivo e conservação de sementes crioulas. O casal estará presente, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Belo Horizonte/MG, para a realização do mesmo. Dentre as temáticas que eles sugerem abordar no curso, estão: definição de variedades; de variedades que crescem naturalmente até uma seleção mais ou menos restritiva, passando por sementes híbridas, clones e transgênicos; como fazer uma seleção sem alterar as variedades? como produzir sementes? a vida do solo: a chave para qualquer tipo de vida na terra; dentre outras.

Esse encontro está sendo planejado desde o fim de julho, começo de agosto, resultado do intercâmbio de conhecimentos realizado em encontros envolvendo a temática. Desde então, uma lista de discussão foi criada, e grupos e indivíduos tem se engajado, em BH e em outras cidades, para realizarem essa atividade.

Em BH, a certeza é sobre a data do curso: 4 e 5 de dezembro de 2010, datas em que o casal estará presencialmente em Belo Horizonte, para que possamos partilhar o que sabemos a respeito das sementes crioulas.

No entanto, outra série de questões precisam ser discutidas e, pensando numa forma horizontal, não-hierárquica e autogerida dos processos de educação, cultura e socialização, essa convocação tem como objetivo primordial a DIVULGAÇÃO DE UMA REUNIÃO PARA ARTICULARMOS O CURSO.

ESSA REUNIÃO ACONTECERÁ NA CASA SOMÁTICA, NO DIA 7 DE NOVEMBRO, ÀS 17:00 HORAS, EM BELO HORIZONTE, SEGUE O ENDEREÇO:

RUA ELZA, 220, SUZANA, BH/MG.
CEP 31260-530

(ONIBUS 5031 OU METRÔ DA ESTAÇÃO SÃO GABRIEL, PROXIMO DO VIADUTO DO ANEL ROD. SOBRE A AV. CRISTIANO MACHADO)

Algumas questões a algum tempo já estão sendo discutidas e segue um panorama sobre o que já foi pensado, que, é claro, serão o norte da discussão que acontecerá no domingo.

Para o curso:

– Escolher locais:

A localização do curso é temática abordada. A necessidade de locais para a realização do curso em BH se faz necessária pois o casal estará presencialmente na cidade, e considerando o caráter (in)felizmente “centralizador” urbano, a proposta é que grupos interessados se articulem para enviar representantes e participarem do curso. Como o casal ainda passará por outras cidades e a possibilidade de se deslocarem além dos locais do curso é mínima, fica o critério inicial de que serão necessários locais, preferencialmente em BH, para que o curso aconteça. A casa somática (www.casasomatica.tk ) é um espaço autogerido onde existem indivíduos interessados na temática e espaço para alguma articulação (Um dos responsáveis por ajudar na articulação do curso a nível França-Brasil, visitou o local e acredita na possibilidade que o encontro aconteça lá). Logo, a reunião será convocada para lá, mas nada impede que outros locais se ofereçam para sediarem 1, 2 ou mais dias do curso, observando, obviamente, a demanda apresentada. Outra idéia que pensamos em articular é um momento que ocorra na Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de dar visibilidade à temática, ao trabalho dos grupos presentes e despertar para a necessidade de diálogo de saberes.

– Escolher sementes a receber:

Quem semeia colhe, então, foram-nos ofertadas várias sementes crioulas do Instituto kokopelli. A principal pergunta a ser feita é QUAIS SERÃO? Pois o Instituto possui um catálogo com uma diversidade enorme de sementes, e precisamos pensar o que será solicitado. Existe um catálogo/manual impresso disponível para consulta na biblioteca da casa somática, o que deverá ajudar a nossa escolha.

– Definir critérios de participação/seleção/inscrição dentro das limitações de espaço e público:

A idéia é grande, mas o espaço pode ser pequeno. Então, o que temos tentado pensar é quem e como será definida a participação de cada umx no curso, possibilitando que os grupos e indivíduos interessados se manifestem, a fim de que possam ensinar, aprender e socializar esses conhecimentos, gerando uma rede interessada e engajada na temática. A limitação de coro inicial está entre 40 participantes, critério esse sugerido pelo casal que virá.

– Definir outras atividades para acontecer:

“Ninguém sabe nada”, e é por isso que temos pensado que também podemos mostrar aquilo que conhecemos. Existe a possibilidade que o casal chegue cerca de 5 a 7 dias antes do acontecimento do curso (4 e 5/12), o que nos daria fim de novembro e início de dezembro para pensarmos atividades acerca da temática das sementes crioulas, agricultura orgânica, alimentação orgânica, biodiversidade, meio ambiente, ecologia, permacultura… que estejamos dispostos a desenvolver. Pensando nisso, também é possível que aumentemos o número de participantes (pois outras coisas podem ter um coro maior). Alguém se candidata?

Para a divulgação:

– Fazer a divulgação e entrar em contato com os possíveis indivíduos, movimentos e grupos interessadxs:

A convocação que está sendo feita agora é uma delas. Ajude-nos a espalhar essa notícia, pois a preservação da riqueza da biodiversidade pode ser de interesse de muita gente. Na reunião, serão decididas outras medidas possíveis/cabíveis para a divulgação do evento.

– Alojamento, higiene e alimentação:

Precisamos definir e criar condições para hospedagem de visitantes em BH. A casa somática está disponível como um espaço para que isso aconteça, mas, provavelmente, ela não dará conta de toda a demanda, logo, precisamos de alojamentos voluntários.

Higiene diz respeito a como autogerirmos o processo de limpeza e manutenção dos espaços que utilizarmos. Para assumirmos nossas responsabilidades e não terceirizarmos nada do que diz respeito ao impacto que geramos no local onde estamos.

Alimentação é fundamental. Logo, pensemos como oferecer alimentação para a quantidade de pessoas que participarão, os possíveis custos que isso vai gerar. Na casa somática a alimentação é vegetariana (temos um contrato informal com um sacolão onde recebemos algum excedente, sem custos, para nos alimentarmos) e tem fogão a lenha, o que eliminaria alguns custos, e a horta orgânica deve fornecer alguma coisa até lá. Mas, em compensação, precisamos de pratos, copos, panelas e outros, além de sabermos que cozinhar dá trabalho e se tod@s vão comer, tod@s podem se envolver no processo.

– Recursos materiais:

Ver os possíveis recursos materiais que serão necessários.

– Financeiro:
Se o conhecimento não pode ser quantificado em cifrões, precisamos encontrar meios de subsidiar os eventuais custos gerados, lembrando que a impossibilidade financeira não deverá ser fator limitante do acesso de nenhum individuo ao curso.

Essas e outras questões serão discutidas, reitero, na casa somática (www.casasomatica.tk )

NO DIA 7 DE NOVEMBRO, ÀS 17:00 HORAS, EM BELO HORIZONTE, SEGUE O ENDEREÇO:

RUA ELZA, 220, SUZANA, BH/MG.
CEP 31260-530

(ONIBUS 5031 OU METRÔ DA ESTAÇÃO SÃO GABRIEL, PROXIMO DO VIADUTO DO ANEL ROD. SOBRE A AV. CRISTIANO MACHADO)

Que possamos realizar um ótimo evento, junt@s, catalizando o potencial de tod@s @s seres e coisas.

Paz!

Atenciosamente;
Grupo das Minas.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Articulação final (7/11) – Curso de manejo de SEMENTES CRIOULAS em BH – 4 e 5/12/10”

  1. Luciano Says:

    Pode crer, boa sorte aí, mas essa kokopelli seed foundation me desapontou. Depois de algumas trocas de emails sobre a doação de sementes para o projeto de agroecologia na escola onde trabalho, simplesmente não me foi dada mais nenhuma resposta, muito menos foram-nos enviadas sementes. Enfim, não boto fé nesse pessoal.

  2. Tauã Pinheiro Says:

    Muito bem planejado! Esse pessoal da Kokopelli tá rodando o Brasil divulgando informações? Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: