Prefeitura e Coca-Cola transmitem Copa na Praça da Estação e Parque JK

by

Sem nenhuma dose de ironia

Belo Horizonte já se prepara para realizar grandes eventos em 2013 e 2014, quando a capital mineira será uma das sedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da Fifa. Numa promoção conjunta entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Coca Cola – parceira oficial da FIFA – durante a Copa, que começa no próximo dia 11 de junho, serão montadas duas grandes estruturas que vão transmitir os jogos da competição na África do Sul.

As estruturas serão montadas na Praça da Estação e no Parque JK, onde serão transmitidos os jogos da Copa da África do Sul em telões, além de receber grandes shows de artistas como Marcelo D2, Banda Eva, Molejo, Alan e Alex, Bateria da Mangueira, A Zorra, Fred e Paulinho e Inimigos da HP, entre outros.

De 11 de junho a 11 de julho, a Praça da Estação e o Parque JK serão transformados em “Arenas de Comemorações”, com transmissão de jogos e realização de eventos gratuitos diariamente para a população belo-horizontina. A inauguração será no dia 11 de junho, às 10h, com a exibição da Abertura Oficial da Copa do Mundo de 2010 e do primeiro jogo da Copa.

As Arenas das Comemorações terão palco com som e telão, bares, lanchonetes, banheiros químicos e área VIP. Na Praça da Estação, serão montados minicampos de futebol para lazer e entretenimento da população. Bilheteria de acesso, segurança, bombeiros e postos com atendimentos médicos serão preparados para atender adequadamente os torcedores presentes nos locais.

Os eventos terão muitas atividades musicais (shows e DJs), promoções, degustação de produtos, jogos e brincadeiras. Nos dias de jogos do Brasil, shows musicais animarão o público na Praça da Estação e no Parque JK, cujas capacidades serão limitadas a 15 mil e 8 mil pessoas, respectivamente. O conceito e a estrutura seguiram orientações da Fifa para eventos de transmissão pública da Copa do Mundo.

Os primeiros shows serão realizados na inauguração das Arenas depois dos dois jogos do primeiro dia da Copa do Mundo. A Praça da Estação receberá a Banda Eva e o Parque JK, o cantor baiano Alexandre Peixe. Durante os 30 dias da promoção, estará assegurado o livre acesso ao Museu de Artes e Ofícios e ao metrô.

Parceria

Para viabilizar a iniciativa, o Comitê Executivo da Copa 2014 de Belo Horizonte e a Prefeitura, por meio da Belotur, firmaram uma parceria com a Coca-Cola FEMSA Minas Gerais, que desenvolveu o projeto e será responsável pela montagem das estruturas e gerenciamento dos eventos. “Nossa meta é promover um evento-teste para a Copa de 2014 com uma atmosfera alegre, saudável e interativa, além de fortalecer Belo Horizonte como um cidade-sede da Copa, com capacidade para organizar eventos públicos e mobilizar a população a partir do futebol”, diz o presidente do Comitê, Tiago Lacerda.

Segundo o Presidente da Belotur, Júlio Pires, esse tipo de evento é um exemplo de como as praças de Belo Horizonte serão usadas para realização de eventos. Na praça da Estação, por exemplo, a mesma estrutura ficará montada até o dia 18 de julho para ser utilizada pelo Arraial de Belô 2010.

De acordo com o diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA, Rodrigo Campos, a empresa está desenvolvendo uma série de ações relacionadas à Copa do Mundo. “Em Belo Horizonte, pretendemos auxiliar na promoção de eventos que demonstram que a capital estará apta para sediar a Copa do Mundo de 2014”, diz. Ele ressalta que é uma exigência da Fifa a realização das chamadas “Fan Fests” (evento de transmissão pública oficial da Fifa) durante todo o período da Copa de 2014, e a Coca-Cola tem toda a experiência de realização desse tipo de evento em outras edições da Copa do Mundo.

Distribuição de ingressos

Para ter acesso aos shows e assistir aos jogos do Brasil, os interessados deverão trocar 1kg de alimento não-perecível, exceto sal, fubá e farinha, por um ingresso. Poderão ser retirados dois ingressos por pessoa e não será permitida a entrada nas Arenas com camisas de times de futebol e de torcidas organizadas nestes dias. A distribuição dos ingressos será nas oito regionais da Prefeitura. Na Centro-Sul a distribuição será feita no Posto de Informações da Belotur e no Posto de Informações do Mercado das Flores (veja abaixo as datas de distribuição). Os alimentos arrecadados serão doados pela Prefeitura para as entidades assistenciais do município que são conveniadas com a Associação Municipal de Assistência Social – AMAS.

Calendário de distribuição dos ingressos para a 1ª fase

Horário de distribuição:
Regionais: De 2ª à 6ª feira – das 09h às 16h30
Postos Belotur: De 2ª à 6ª feira – das 09h às 16h30
Mercado das Flores: Sábado – das 09h às 14h.
– Abertura (11/06) – distribuição de 7 a 10 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 – Funcionários;
– Jogo Brasil x Coreia do Norte (15/06) – dias 11 e 14 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 – Funcionários;
– Jogo Brasil x Costa do Marfim (20/06) – de 16 a 18 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 – Funcionários;
– Jogo Brasil x Portugal (25/06) – 21 a 24 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 – Funcionários.
O calendário de distribuição de ingressos para a 2º fase será divulgado futuramente.

Confira as imagens das Arenas das Comemorações – Praça da Estação e Parque JK

Praça da Estação

“Para os amigos tudo, para os inimigos o decreto” – Márcio Lacerda

Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-SulPORTARIA SARMU-CS Nº 02/2010

Regulamenta a realização de eventos na Praça da Estação

O Secretário de Administração Regional Municipal Centro-Sul, no exercício de suas atribuições legais e em cumprimento ao disposto no Código de Posturas de Belo Horizonte, Lei nº 8.616, de 14 de julho de 2003, alterado pela Lei nº 9.845 de 9 de abril de 2010, nos incisos II e V do art. 73 da Lei Municipal nº 9.011, de 1º de março de 2005, no art. 16 do Decreto nº 11.988, de 17 de março de 2005 e Decreto nº 13.792 de 2 de dezembro de 2009 e alterações posteriores,

Considerando:

– que a Praça da Estação é bem de uso comum do povo, destinado ao lazer;

– que a Praça da Estação integra o patrimônio do Município de Belo Horizonte;

– o disposto no art. 16 da Lei Municipal nº 3.802, de 6 de julho de 1984, que veda a destruição, demolição e mutilação de bens tombados;

– a recorrente depredação da Praça da Estação durante a realização de eventos;

– a necessidade de preservação da qualidade do meio ambiente no entorno da Praça da Estação e da manutenção da emissão de ruídos dentro dos limites definidos pela legislação;

– a necessidade de prévia autorização para realização de manifestações à luz da legislação;

– a competência da Secretaria de Administração Regional Municipal para licenciar eventos,

REGULAMENTA:

Art. 1º – A autorização para eventos a serem realizados na Praça da Estação ficará a cargo da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul, ouvidas suas gerências, outros órgãos do poder público e, em especial, a Comissão Permanente de Eventos de Belo Horizonte-COPEM-BH.

Art. 2º – A Praça da Estação, a critério da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul, e observadas as exigências fixadas na legislação municipal e nesta Portaria, poderá ser utilizada para os seguintes eventos coletivos, que deverão ser realizados gratuitamente:

I – eventos oficiais das entidades da Administração Direta e Indireta do Município, do Estado e da União;

II – eventos inseridos nos programas da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo da FIFA de 2014, nos termos do contrato celebrado entre o Município de Belo Horizonte, o Comitê Organizador Local e a Fédération Internacionale de Football Association – FIFA, além daqueles considerados, a juízo do Município, como preparatórios para esses eventos;

III – eventos particulares promovidos por entidades, organizações, empresas e instituições.

§ 1º – Para efeito de montagem do calendário de eventos, que será organizado e divulgado pela Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul trimestralmente, terão prioridade os eventos de interesse público, previstos nos incisos I e II deste artigo.

§2º- A Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul realizará Chamamento Público onde serão divulgadas as datas disponíveis para os eventos a que alude o inciso III deste artigo.

§3º – Na hipótese de apresentação de mais de um pedido, a Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul realizará sorteio, com data e hora previamente divulgadas no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte.

§4º – Os eventos a que alude o inciso III deste artigo poderão ser realizados uma vez por mês e terão público máximo de 15.000 (quinze mil) pessoas, por dia, cabendo ao interessado a prévia distribuição de convite, de forma a observar o limite de público.

Art.3º – Compete ao interessado na realização dos eventos previstos no art. 2º desta Portaria a apresentação de projeto, informando a finalidade do evento, o público estimado, a duração, inclusive o prazo destinado à montagem, à desmontagem e à limpeza.

§1º – O projeto deverá conter, sem embargo de outras exigências previstas no Decreto Municipal nº 13.792/09, ainda:

I – planta de localização de todos os equipamentos a serem utilizados;

II – planta de localização dos banheiros químicos a serem utilizados, observada a proporção mínima de 1 (um) banheiro químico para cada 100 pessoas, não podendo ser instalados sobre o piso da Praça;

III – planta de cercamento por tapume ou outro material, a critério da Administração Pública, dos jardins, árvores e monumentos da Praça da Estação e da Praça Rui Barbosa, observada a altura mínima de 1.80 m (um metro e oitenta centímetros);

IV – planta de cercamento delimitando a área do evento, visando permitir o controle do número de pessoas, bem como o acesso ao Museu de Artes e Ofícios, à Estação do Metrô e a circulação de pedestres, observada a altura mínima de 1.80 m (um metro e oitenta centímetros);

V – parecer favorável da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS;

VI – projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais;

VII – projeto do mecanismo a ser empregado visando à proteção das fontes e do piso;

VIII – projeto de segurança, particular e/ou pública, para proteção dos participantes, do patrimônio e dos transeuntes, acompanhado da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART;

IX – projeto de palco, equipamentos de amplificação de som e iluminação ou quaisquer outros relativos à montagem;

X – projeto dos engenhos de publicidade a serem utilizados durante o evento.

§2º – A solicitação, acompanhada do projeto, deverá ser apresentada à Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul com antecedência mínima de 30 dias úteis, em relação à data do evento.

§3º – A autorização a que alude o inciso III do art. 2º desta Portaria está condicionada, ao pagamento de preço público fixado pelo Decreto nº 13.961, de 4 de maio de 2010, sem embargo dos demais tributos pertinentes.

§4º – Autorizada a utilização da Praça da Estação, caberá ao interessado, na hipótese de evento previsto no inciso III do art. 2º desta Portaria, realizar, sob pena de caducidade, caução em dinheiro, nos termos do § 10 do art. 4º do Decreto nº 13.792/09, observados os valores mínimos definidos no Anexo Único desta Portaria, no prazo de 20 dias, que antecede a data do evento.

§5º – Na hipótese de insuficiência da caução para assegurar o ressarcimento pelos danos causados, o interessado será intimado a depositar a diferença em até 10 dias úteis após apuração do valor do prejuízo, sob pena de cobrança judicial.

§6º – A garantia prestada será devolvida ao interessado se, de acordo com a vistoria que se realizará após o evento, não forem detectados danos.

Art. 4º – O interessado deverá portar os documentos arrolados no § 1º do art. 3º desta Portaria durante todo o tempo de realização do evento e enquanto em curso a montagem e desmontagem.

Art. 5º – O interessado é o responsável pela realização da limpeza da Praça da Estação, da Praça Rui Barbosa e dos quarteirões adjacentes (Ruas dos Guaicurus, dos Caetés, da Bahia, Aarão Reis e Av. dos Andradas).

§1º – A limpeza deverá ser realizada imediatamente após o término das atividades do evento, com varrição, lavagem do piso e coleta dos resíduos sólidos.

§ 2º – Descumprido o dever estabelecido no “caput” deste artigo, poderá o Município realizar a limpeza às expensas do responsável, executando, se for o caso, a caução em dinheiro.

Art. 6º – Será realizada vistoria por fiscal municipal antes da montagem e após a desmontagem do evento visando atestar a situação da Praça da Estação e do seu entorno.

Parágrafo único – O interessado deverá indicar o responsável que irá acompanhar o fiscal municipal e assinar as vistorias.

Art. 7º – Constatado dano ao patrimônio público, a recuperação caberá ao responsável pelo evento, sem prejuízo das demais sanções administrativas, civis e penais.

Parágrafo único – Descumprido o dever estabelecido no “caput” deste artigo, poderá o Município promover a recuperação às expensas do responsável, executando, se for o caso, a caução em dinheiro.

Art. 8º – Na realização dos eventos, inclusive durante os serviços de montagem e desmontagem, é vedado:

I – o trânsito ou estacionamento de veículos no piso da praça e nos passeios;

II – a passagem de cabos ou qualquer fiação sobre as fontes;

III – o preparo de alimento sobre o piso da Praça;

IV – a instalação de qualquer equipamento sobre as fontes.

Art. 9º – A liberação do Documento Municipal de Licença – DML está condicionada à comprovação do pagamento do Preço Público e Caução em dinheiro.

Art. 10 – Estará sujeito às penalidades legais aquele que desrespeitar o projeto autorizado ou que descumprir o estabelecido na legislação e nesta Portaria.

Art. 11 – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Fernando Viana Cabral

Secretário de Administração Regional Municipal

ANEXO I

O valor cobrado, a título de caução, que, nos termos do disposto no §4º do Art 3º da Portaria SARMU-CS Nº 02/2010, deve ser proporcional ao público estimado do evento, observada a tabela abaixo:

até 2.000 ……………………… R$ 8.000,00;

de 2.001 até 5.000 ………… R$ 10.000,00;

de 5.001 até 8.000 ………… R$ 12.000,00;

de 8.001 até 10.000 ………. R$ 15.000,00;

de 10.001 até 12.000……… R$ 18.000,00;

de 12.001 até 15.000 …….. R$ 20.000,00.

Fernando Viana Cabral

Secretário de Administração Regional Municipal

Anúncios

10 Respostas to “Prefeitura e Coca-Cola transmitem Copa na Praça da Estação e Parque JK”

  1. Luther Blissett Says:

    Secretário Centro-Sul, vai tomar no cu!

  2. Janaete Kyra Says:

    Ah, sim, parabéns! Os pareceres, neném!

  3. Coca-Heroína Says:

    incisivo, né? viram como esse inciso II do art. 2 tá especialmente reservado para a coca-cola?

  4. Perla Angela Says:

    Excelente idéia.

  5. Willer Says:

    Boa iniciativa , sexta eu to la..

  6. ANTONIO CARLOS Says:

    meu nome e antonio calos ,trabalho na praça da estaçao ,no edificio central pra ser mais exato,tenho mtos amigos que sao meus vizinhos e gostariamos de dar a seguinte ideia ,gostariamos de fazer partidas de futebol na guadra improvisada na praça da estaçao ,fariamos jogos todos os dias se posivel antes dos jogos da copa do mundo,seria mto legal se nos fosse dado camisas dos patrocinadores.se gostar da nossa ideia favor entrar em contato.

  7. ANTONIO CARLOS Says:

    esta iniciativa foi incrivel , parabens ta mto legal ,parabens pela maquete tbm ficou mto boa IGUALZINHO ESTA AQUI!

  8. Bruno Fernando Says:

    Na verdade eu vou deixar é uma pergunta!
    Eu queria saber quando vai trocar o kilo de alimento pelo ingresso para assitir o jogo de Brasil x Chile na praça da estaçao e no parque JK?

    Obrigado!

  9. Jeová Guimarães Says:

    As atrações musicais já foram escolhidas?
    Se caso existir possibilidade de inscrição de mais atrações, como faze-lo.

  10. É reservado o direito de admissão | Policarpo Says:

    […] na Praça da Estação. Durante os jogos da Copa das Confederações, não houve problema algum em armar uma “arena” para que pessoas pudessem entrar, ver os jogos e comprar bebidas dos p…. A previsão é que aconteçam os mesmos eventos em 2014, para a transmissão dos jogos da Copa do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: