FIT 2010 cancelado

by
E Belo Horizonte perde mais uma. Obrigado, Márcio Lacerda!
A edição deste ano do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT) foi cancelada. Thaís Pimentel, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), alegou em coletiva na manhã desta quinta-feira que a curadoria do festival teve dificuldades de montar a grade com bons espetáculos, especialmente por esta ser a 10ª edição, que foi então adiada para 2011.

Dentre os motivos para o cancelamento, ela apontou ainda que a realização do festival em ano de Copa do Mundo e eleições atrapalhariam a programação.
De acordo com o edital de seleção dos espetáculos, publicado no dia 30 de dezembro, as inscrições terminaram no dia 3 de fevereiro e o FIT aconteceria entre os dias 5 e 15 de agosto.

A presidente da FMC destacou que o cancelamento do FIT não indica o fim do festival, e sim o adiamento para 2011, com o intuito de selecionar uma programação especial para comemorar a 10ª edição. Ela negou problemas com o orçamento e disse que a verba destinada ao festival para este ano será reaproveitada em 2011, e não transferida para outras atividades.

Fonte: Portal UAI.

“(…) a realização do festival em ano de Copa do Mundo e eleições atrapalhariam a programação.” Espere um minuto. Em 2006 tivemos Copa, na Alemanha. E tivemos FIT, com várias atrações excelentes, inclusive internacionais:
“(…) o grupo Ósmego Dnia, da Polônia, na Praça da Estação, no centro da cidade, apresentou o espetáculo de rua “Arka“, em que grandes portais em chamas passavam entre as pessoas, numa procissão acompanhada por música triste e solene. O público mais uma vez, vibrou e aplaudiu.”
(clique aqui; salve o Cache do Google!)
Eu estava lá nesse dia. Com praça lotada e o público se divertindo horrores. Bom, talvez a diversão seja um horror para a atual gestão municipal…
“A presidente da FMC destacou que o cancelamento do FIT não indica o fim do festival, e sim o adiamento para 2011”. Para mim, indica cancelamento sim. Um indício explícito de tolher as manifestações que são abertas e centrais. Do jeito que a Prefeitura está tocando a carruagem – Praça da Estação, por exemplo – é capaz de o FIT deixar de existir. Fato.

Para que isso não ocorra, pressão neles! Amanhã tem #PraiaDaEstação!

fonte: pedreira na vidraça
Anúncios

2 Respostas to “FIT 2010 cancelado”

  1. André Says:

    A VERDADE:

    O FIT 2010 foi cancelado porque a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaís Pimentel, destituiu quase toda a equipe que já vinha trabalhando nos FITs anteriores por interesses políticos: para colocar na equipe pessoas ligadas ao deputado Amílcar Martin$.
    E o problema é que essas pessoas não tinham a menor experiência com festivais desse porte e não tiveram competência de levar o FIT 2010 adiante.

  2. Lud Says:

    Eu acho q a verba do FIT foi pro desfile da Dhisney.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: