Prefeitura de BH aumenta vigilância na cidade

by

“A punição vai-se tornando, pois, a parte mais velada do processo penal, provocando várias conseqüências: deixa o campo da percepção quase diária e entra no da consciência abstrata; sua eficácia é atribuída à sua fatalidade não à sua intensidade visível; a certeza de ser punido é que deve desviar o homem do crime e não mais o abominável teatro [dos suplícios]; a mecânica exemplar da punição muda as engrenagens.”

(Michel Foucault, Vigiar e Punir)

Para o boletim do blog, segue aí uma notícia que ajuda muito a entender o que se passa na Praça da Estação. Começamos pela provocação foucaultiana até mesmo para não repetir citações de 1984, de George Orwell, referência que, embora já esteja na boca-da-geral, ainda nos serve como reflexo literário de um mundo que comporta olhos vivos e Big Brothers. Nesta era de excessos simbólicos, superprodução de imagens e aparições, exacerbação do monitoramento total de territórios, o controle, a paranóia institucionalizada e a repressão costumam estar fantasiados de “segurança”. Uma leitura minimamente crítica da matéria abaixo revela os níveis cada vez mais acentuados a que chega a precarização da vida na cidade.

Olho Vivo zela por ti!

_______________________________________________

Prefeitura reforça segurança com instalação de câmeras de vigilância

Publicado em 21/01/2010 22:11:37, portal da Prefeitura de Belo Horizonte

A segurança do patrimônio público municipal será reforçada com a instalação de 40 câmeras de vigilância monitoradas pela Guarda Municipal. A medida, adotada pela Prefeitura, faz parte do projeto sustentador Vigilância Eletrônica, do programa BH Metas e Resultados. Os locais que serão beneficiados com a instalação das câmeras são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro, Nordeste, Norte, Oeste, Venda Nova, o Hospital Odilon Behrens e as escolas municipais Professora Isaura Santos, Lucas Monteiro Machado, Mestre Paranhos, Santos Dumont, Professor Lourenço de Oliveira e Israel Pinheiro. As praças da Estação e Rui Barbosa, o mirante das Mangabeiras, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e as sedes da Guarda Municipal e da PBH também serão monitoradas.

De acordo com o gerente de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Urbana , Flávio Furst, uma central de monitoramento será montada na sede da guarda, que ficará responsável pelo acompanhamento de todos os locais filmados. “A primeira etapa do trabalho de instalação das câmeras está em execução e até o final de março o sistema estará em funcionamento 24 horas por dia, com operadores na central de monitoramento”, disse. Furst acrescentou ainda que, ao perceberem da central de monitoramento algum evento que indique necessidade de intervenção, a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou os Bombeiros serão acionados para se deslocarem até o local.

Segundo a coordenadora de Manutenção da UPA Barreiro, Selma Soares, guardas municipais já fazem a segurança do local e, com a implementação das câmeras, o trabalho será aprimorado. “A instalação das câmeras trará mais segurança aos funcionários e usuários. Esta é uma demanda da população que será solucionada”, salientou.

Espaço Urbano Seguro

Outro projeto sustentador voltado para a segurança da cidade é o Espaço Urbano Seguro, por meio do qual a Prefeitura já recuperou 130 pontos críticos de iluminação pública. Além disso, 1019 luminárias e lâmpadas foram substituídas na orla da Lagoa da Pampulha, contemplando a primeira fase do projeto.

Com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas municipais e equipamentos públicos municipais, a Prefeitura pretende colocar agentes da Guarda Municipal em todas as escolas municipais, durante os turnos escolares.

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Prefeitura de BH aumenta vigilância na cidade”

  1. Anônimo Says:

    Boa Tarde,

    Me chamo Maria das Graças Fiorentino, moro na Av. Altamiro Avelino Soraes, 957- Bairro Castelo, Belo Horizonte
    Venho atraves desta solicitar, uma maior atenção para com o nosso bairro, haja visto que estão faltando infra estrutura para suprir as necessidades básicas e completar o conforto dos moradores e contribuintes deste bairro, gostaria solicitar colocação de Relógio digital na avenida Altamiro avelino soares, bem como a colocação de uma câmera ( video vigilância) se possivel nas ruas onde existe um transito maior de pessoas, colocação de mais telefones públicos em locais estratégicos, alem de criar novos trajeto para o ônibus da linha 54.
    Obrigada

  2. Luther Blissett Says:

    …colocação de um dedo no seu $#%#!!! anônimo babaca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: